Implementação

Pretende-se que o Golfi & Friends seja implementado nas escolas do 1º Ciclo do ensino básico, públicas e privadas, de Portugal Continental e Ilhas (preferencialmente por turmas do 3º ou 4º ano).

Atendendo ao elevado número de escolas e a sua dispersão geográfica, aos recursos financeiros e operacionais disponíveis a cada ano, a implementação do projeto Golfi & Friends será progressiva obedecendo ela aos seguintes pressupostos:

 

1. A cada ano letivo haverá uma fase de candidatura para as escolas que pretendam desenvolver o projeto.

2. Serão selecionadas até X escolas, por ordem de chegada de candidatura e distritos/regiões autónomas.

3. As escolas selecionadas não terão quaisquer encargos com o desenvolvimento do projeto.

4. As escolas não selecionadas que, ainda assim, pretendam implementar o projeto poderão adquirir os kits Golfi & Friends junto da organização. À parte deste encargo, os demais materiais e o acompanhamento do projeto pelos nossos coordenadores pedagógicos serão disponibilizados gratuitamente.

5. Selecionadas as escolas haverá entre elas e os responsáveis do projeto uma reunião preliminar, com os seguintes objetivos:

  • Exposição pormenorizada dos pressupostos do projeto, as suas diferentes etapas e respetiva calendarização.
  • Esclarecimento de aspetos suscetíveis de dúvida.
  • Assinatura de protocolo entre as partes.

6. Seguir-se-á a apresentação do projeto aos alunos. Este é, também, o momento em que haverá lugar a uma avaliação inicial que visa apurar o conhecimento dos alunos sobre educação ambiental (mediante o preenchimento de um pequeno questionário) e a entrega dos Kits Golfi & Friends às escolas.

7. Concluída a etapa referida do ponto anterior, dá-se início ao projeto nas escolas bem como a competição interna Golfi & Friends – Por Um Mundo Genial.

8. Terminada a competição em cada uma das escolas proceder-se-á a uma avaliação final aos alunos, para se perceber se o projeto conduziu a uma alteração positiva no que respeito ao conhecimento e comportamento das crianças relativamente à proteção do ambiente.

9. Por fim, haverá um concurso nacional, com júri independente a designar, em que se apurará e premiará os três trabalhos mais criativos do projeto Golfi & Friends – Por um Mundo Genial (mediante envio das fotografias dos obstáculos criados em cada escola). Mas haverá prémios para todos os alunos.

10. O processo culmina com uma reunião final entre os responsáveis Golfi & Friends, os membros da direção da escola e os professores envolvidos para avaliação do projeto e debate de ideias visando a sua melhoria.

11. Sempre que existirem dúvidas sobre a execução do projeto, problemas ou erros detetados, sugestões de melhoria, entre outros assuntos, agradecemos que contactem a organização.

12. Os coordenadores pedagógicos Golfi & Friends acompanharão o desenvolvimento do projeto nas escolas, prestando apoio em todas as fases do mesmo.

 

Fases do projeto Golfi & Friends e sua calendarização – ano letivo 2016/17.