Conceito e inovação

O projeto Golfi & Friends resulta da simplificação e enriquecimento pedagógico do Minigolfe: as pistas são representadas por um tapete amovível e os obstáculos construídos pelas crianças com desperdícios passíveis de serem reciclados (durante o processo, ensinar-se-á às crianças temas fundamentais no domínio da sustentabilidade ambiental):

Os obstáculos são construídos em conformidade com as matérias abrangidas no currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico, como por exemplo: o corpo humano, a roda dos alimentos, os monumentos do mundo, a fauna e os animais, as diferentes profissões, os astros, as diferentes instituições, etc, e outras matérias que, embora facultativas, se afigurem de relevante interesse para as crianças. Queremos que os alunos aprendam de uma forma lúdica.

O processo educativo passa também pela criação de uma aliciante e divertida Ecoletter, livros infantis, pequenos vídeos, jogos didáticos, entre outros instrumentos pedagógicos sobre a proteção do ambiente (disponíveis na nossa biblioteca digital) bem como palestras e ateliers nas escolas por especialistas e organizações que se dedicam ao tema.

Porque assenta numa modalidade desportiva, o Golfi & Friends pretende também educar as crianças para outras importantes questões. O desporto é uma das mais importantes e completas ferramentas ao serviço do desenvolvimento de todo o capital humano (físico, emocional, individual, social, intelectual e económico) e, por conseguinte, da sociedade. O Golfi & Friends persegue, também, esse objetivo.