Como funciona

Passos para o desenvolvimento do Projeto Golfi & Friends nas escolas:

 

1º Passo: kits Golfi & Friends

O kit Golfi & Friends é constituído por 1 tapete amovível, 1 bola e 1 taco:

O número de kits necessários à implementação do Golfi & Friends varia em função do número de crianças envolvidas no projeto. A norma aplicável é de 1 kit por cada 4 alunos. Exemplo: para uma turma constituída por 24 alunos (referência padrão) serão necessários 6 kits Golfi & Friends (6 tacos, 6 bolas e 6 pistas amovíveis):

Nota: bastará a cada escola possuir os kits necessários para uma só turma podendo estes serem utilizados noutras turmas.

Os kits Golfi & Friends serão distribuídos gratuitamente às escolas selecionadas.

 

2º Passo: organizar equipas

Em cada turma são constituídas equipas de 4 alunos. Cada equipa ficará responsável pela construção de um obstáculo Golfi & Friends:

3º Passo: construir obstáculos

Com a ajuda dos Professores, as diferentes equipas constroem os obstáculos Golfi & Friends com materiais recicláveis como papel, cartão, latas, garrafas, tampas de plástico, etc. Esta é a fase em que se ensina às crianças a necessidade de reduzir o consumo e a reutilizar materiais recicláveis.

4º Passo: reciclar

Depois de construídos os obstáculos, as crianças são educadas para a importância de reciclar. Nesta fase, com os desperdícios resultantes da construção dos obstáculos, são ensinadas a separar criteriosamente os materiais utilizados, acomodá-los em sacos diferenciados e, depois, a colocá-los nos respetivos Ecopontos para serem reciclados.

 

5º Passo: jogar

Por fim, é hora de jogar! No pátio, ginásio, pavilhão, sala, ou em outro local, dispõem-se as pistas Golfi & Friends em forma de circuito.

Em cada uma das pistas coloca-se um dos obstáculos construídos pelas diferentes equipas. A cada pista atribui-se um número e um nome (Ex. Pista n.º 6 – Castelo, se o obstáculo construído for um castelo).

A cada equipa (4 alunos) é dado um nome, sendo as mesmas distribuídas aleatoriamente pelas diferentes pistas.

Inicia-se a competição, de acordo com as regras para ela definidas.

Para o registo da pontuação obtida pelos alunos durante a competição Golfi & Friends utiliza-se uma ficha própria para o efeito.

Para que os alunos aprendam a jogar Minigolfe, disponibilizamos um pequeno documento com os princípios técnicos da modalidade.

Terminado o projeto nas diferentes escolas haverá lugar a um concurso nacional, com júri independente a designar, em que se apurará e premiará os três trabalhos mais criativos do projeto Golfi & Friends – Por um Mundo Genial. Mas haverá prémios para todos os alunos.